Total de visitas: 95928
O Orixá Ogum
O Orixá Ogum

 

Ogum

      Ogum é o "Asiwaju", aquele que sempre abre as estradas, que vai na vanguarda, que desbrava os caminhos com seu facão. Orixá violento e guerreiro, eterno vencedor, foi rei de Ifé e conquistador do reino de Irê. Ele veste um saiote chamado mariwó, feito com as franjas das folhas verdes, recém-nascidas das palmeiras. Além disso, usa um diadema Akòró. É tido como o filho de Iemanjá, irmão de Oxosse e de Exú.

     Ao mesmo tempo que caça, Ogum inventa as armas e ferramentas. Também foi um profundo conhecedor dos segredos das florestas, onde vivia com Oxosse e Ossaim. Era um destemido caçador; tornou-se guerreiro e ferreiro. Conta uma de suas lendas que Ogum não gostava da civilização, vivendo eternamente no fundo da floresta. Mas Oxum, com sua doçura, conseguiu conquistá-lo, trazendo-o para a cidade no momento em que esta precisava de sua proteção.

     Ogum teve uma vida amorosa muito agitada. Foi marido de Oya (Iansã), cujo segredo descobriu; em seguida, viveu com Oxum, ates desta casar-se com Oxosse e depois com Xango; finalmente viveu com Obá, após vencê-la em uma luta.

    Ogum gostava de beber e de comer carne de cachorro, especialmente quando era crua. Seus músculos eram considerados de aço; sua ira era terrível; era conhecido como o decepador de cabeças e vingador de injustiças. O orixá é protetor dos militares, dos agricultores, de todos aqueles que lidam com ferro e também dos mecânicos. Ogum é o senhor dos caminhos junto com seu irmão Exú.

     Suas cores predominantes são azul escuro, vermelho e branco. Em oferendas Ogum gosta do inhame acará assado na brasa regado com mel e azeite de dendê, suas bebidas preferidas são o aluá e a cerveja branca.

 

 

Tapacurê Ogum Yêêê Damegê!!