Obaluaê
Obaluaê (Omolú) é conhecido como o médico dos pobres e senhor das epidemias e das doenças da pele. Seus alimentos preferidos são a pipoca (doburu) e cuscuz de tapioca, que é servido com lascas de coco. O orixá também aprecia galinha d'Angola, cabrito e frangos. Seus símbolos são o cuscuzeiro com sete lanças de ferro e cabacinhas, usa o xaxará feito de palha e enfeitado com búzios, guizos e cabaças. Suas cores são o amarelo e preto ou preto e branco.
É tido como o filho de Oxalá com Nanan, mas foi abandonado pela mãe e criado por Iemanjá. Além disso, é o Orixá ligado à varíola e às doenças contegiosas e está presente no mundo desde sua criação. É o Orixá dono da vida e da morte, da saúde e doença. É um Orixá tão misterioso quanto a própria morte. Sua saudação é uma ordem de silêncio: Atotô.
Sua vestimenta, roupa feita de palha, tem um poder mágico de proteção contra as doenças. A ele cabe o poder de criar e suprimir doenças. Como também inspira o medo e respeito. É um mistério rico de significados, mas de difícil acesso.
Atotô Ajuberô!!!!!!!